Quais são as áreas de atuação do médico dermatologista?

O dermatologista é um médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, cabelos e unhas. Sua área de atuação engloba uma ampla gama de condições dermatológicas, desde problemas comuns, como acne e dermatites, até doenças mais complexas, como câncer de pele, linfomas e doenças infecciosas da pele. 

Dermatologia Clínica: doenças da pele, cabelos e unhas

A dermatologia clínica envolve o diagnóstico e tratamento de uma variedade de condições dermatológicas, incluindo além de doenças da pele, também cabelos e unhas. São exemplos de doenças tratadas pelo dermatologista: acne, rosácea, psoríase, eczema, dermatite atópica, unha encravada, micose das unhas, quedas de cabelo,  infecções cutâneas, alergias, hiperidrose (excesso de suor), vitiligo, entre outras. Para estes casos, é essencial realizar o exame físico da pele, um diagnóstico preciso e prescrever um tratamento adequado, como medicamentos tópicos, orais e procedimentos dermatológicos.

Dermatologia Estética:

A dermatologia estética concentra-se na melhoria da aparência da pele, cabelos e unhas. Existe uma variedade de tratamentos não cirúrgicos para rejuvenescimento facial, redução de rugas, remoção de manchas e melasma, tratamento de cicatrizes de acne, preenchimento de rugas e sulcos, contorno facial, remoção de pelos indesejados, tratamento de celulite, entre outros. Podem ser utilizados, de acordo com cada caso, tecnologias avançadas, como laser, luz pulsada, toxina botulínica, preenchimentos, peelings, microagulhamento, bioestimuladores entre outros, para atingir os resultados desejados.

Dermatologia Cirúrgica:

A dermatologia cirúrgica envolve a remoção de lesões cutâneas benignas e malignas por meio de procedimentos cirúrgicos. São áreas da dermatologia as mais diversas cirurgias de pequeno porte como cirurgias de unha encravada, biópsias de unha, remoção de câncer de pele, remoção de nevos (pintas), biópsias de pele, excisões de lesões, tratamento de cicatrizes, reconstrução de defeitos cutâneos, entre outros. São utilizadas técnicas precisas e minimamente invasivas para remover lesões e preservar a função e a estética da pele e também da unha. Alguns procedimentos podem ser realizados em consultório, mas algumas vezes é necessário operar em um centro cirúrgico com maior suporte para obter os melhores resultados.

Conclusão:

A área de atuação do dermatologista abrange uma ampla gama de condições dermatológicas e oferece uma variedade de tratamentos e procedimentos para cuidar da saúde e da aparência da pele, cabelos e unhas. Desde a dermatologia clínica até a dermatologia estética e cirúrgica, os dermatologistas desempenham um papel fundamental no diagnóstico precoce, tratamento eficaz e prevenção de doenças dermatológicas. Ao consultar um dermatologista, os pacientes podem ter a tranquilidade de receber cuidados especializados e personalizados para suas necessidades dermatológicas.

É uma doença do couro cabeludo que pode estar relacionada a Fatores genéticos/hereditários, Desequilíbrio hormonal, como o aumento da sensibilidade dos folículos capilares aos hormônios sexuais masculinos, Envelhecimento entre outros.


São tratamentos possíveis:


* Medicamentos tópicos e orais, como minoxidil e finasterida.
* MMP capilar e mesoterapia
* Transplante capilar.